ACHE AQUI O SEU PROFISSIONAL DE SA√öDE!
Médico Dentista Fisioterapeuta Nutricionista Fonoaudióloga Psicólogo Enfermeira Terapias Alternativas Personal Trainer Veterinário

Cadastro gratuito para os profissionais de saúde. Clique aqui.

  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer

Edição Impressa
Assine nossa newsletter:
cadastrar
Participe da nossa enquete:
Melhor região do Brasil para tirar as Férias?












votar
ver resultado


QUEM √Č O THIAGO PEREIRA, GUITARRISTA E COMPOSITOR

24/04/2018 | Visualizações: 682
Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer
Dê a sua nota:
Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer


Thiago Pereira (Guitarrista e Compositor)

Thiago Pereira formou-se no Musicians Institute College of Contemporary Music em Los Angeles com Certificate in Guitar Performance em junho de 2017 e desde então vem lutando para tentar se estabelecer no maior mercado musical do mundo. O guitarrista compartilha um pouco de sua vivência no exterior e os planos traçados para o futuro.

Como come√ßou seu interesse por m√ļsica?
Come√ßou, pelo que me lembro, por volta dos 10 anos. L√° em casa ningu√©m era m√ļsico, mas todos gostavam de ouvir m√ļsica. Em geral, pop dos anos 70 e 80. Lembro de ouvir Lionel Richie, Elton John, Mariah Carey, Michael Jackson, Kenny G, Bruce Springsteen e outros.

Como foi seu primeiro contato com o Instrumento?
Foi com uns 12 anos. Um grande amigo, Rafael Ribeiro (banda Taranta) começou a tocar violão e, como éramos muito próximos, comecei a me interessar pela ideia de tocar violão também. Às vezes ele me emprestava o violão dele. Gostei tanto que comecei a perturbar meus pais, pedindo um violão e mais tarde uma guitarra.

O que te levou a ir ao exterior estudar m√ļsica?
Uma s√©rie de fatores. Mas o principal deles foi me aperfei√ßoar no instrumento. E nada melhor do que estudar numa das melhores escolas de m√ļsica do mundo. J√° havia estudado com Brando Vianna por dois anos e com Mateus Starling e J√ļlio Merlino por um ano. Brando seguiu a filosofia da LACM, outra escola de m√ļsica de renome aqui na Calif√≥rnia, Mateus formou-se na Berklee College of Music em Boston e J√ļlio √© Mestre em Composi√ß√£o pela UFRJ. Mas eu queria mais, queria beber direto na fonte.

Como foi o planejamento da viagem para Los Angeles?
Primeira decis√£o que tomei foi que iria casado. Namorava minha esposa j√° havia 7 anos, se eu fosse sem estar casado, ela dificilmente teria como ficar comigo nos Estados Unidos, por quest√Ķes de Visto. Depois come√ßamos a economizar o quando pod√≠amos. Vendi guitarras, amplificadores, pedais‚Ķsentei junto a meus pais fizemos as contas e vimos que daria. N√£o seria f√°cil, mas daria. Eles sempre me apoiaram. E continuam me apoiando.

Quais foram as maiores dificuldades encontradas ao chegar na California?
Achar uma casa! Tínhamos uma ideia de preços para os aluguéis, quando chegamos em Los Angeles, os valores que havíamos tomados como base simplesmente não existiam mais. Tivemos que pesquisar e andar muito até acharmos um local que fosse seguro, com boa localização e não muito além do preço que havíamos previsto. Difícil também foi, é e acho que vai sempre ser ficar longe da família. Somos muito próximos.

Como é o cotidiano de quem está longe da família e o que você fez para não deixar isso atrapalhar os estudos?
Durante as aulas n√£o foi t√£o dif√≠cil. Porque eram muitas aulas, ent√£o eu ficava muito tempo na escola com a cabe√ßa muito ocupada. Durante os ‚Äúbreaks‚ÄĚ, a cada tr√™s meses, era mais dif√≠cil, mas minha esposa me ajudou muito a passar por tudo. Mas voc√™ tem que ter sempre alguma coisa que tire sua cabe√ßa das coisas que est√£o acontecendo na sua terra natal.

Agora que concluiu o curso, qual o próximo passo?
Pr√≥ximo passo √© tocar mais com outras pessoas, fora da escola. E junto disso, me dedicar mais a compor minhas m√ļsicas. Tenho uma por√ß√£o de pequenos trechos e ideias inacabados que precisam de um cuidado especial e j√° dariam um EP se estivessem prontos.
 
Algum sonho?
Como guitarrista? Muitos! Acompanhar um grande artista, ter meu trabalho solo reconhecido, tocar em um grande espetáculo…os do Cirque du Soleil, por exemplo.

Como foi seu primeiro show em Los Angeles?
Foi inesperado, como muita coisa que acontece na nossas vidas. Fui de sub, na verdade. A excelente cantora, e hoje minha amiga, Larissa Barthem me perguntou numa ter√ßa-feira se eu poderia tocar viol√£o pra ela num restaurante em Hermosa Beach na sexta-feira da mesma semana. Escrevi o repert√≥rio todo, fizemos um ensaio e demos uma √ļltima passada nas m√ļsicas uma hora antes de come√ßarmos. Foi uma experi√™ncia incr√≠vel! Era um restaurante brasileiro, ent√£o havia brasileiros, mas havia americanos tamb√©m, claro. Tocamos s√≥ m√ļsicas do Brasil. E foi muito legal ver que os americanos gostam respeitam a nossa m√ļsica.

Algum outro trabalho no meio musical ou só está atuando como sideman?
Desde Outubro de 2017 estou trabalhando no Musicians Institute como Teacher‚Äôs Assistant. Minha rotina √© fazer parte de uma das bandas que apoiam os alunos durante as aulas de canto, bateria, teclado e engenharia de √°udio. √Č como se fossemos os m√ļsicos dos alunos, al√©m disso tem tamb√©m a parte das sess√Ķes de Tutoring, que s√£o praticamente aulas particulares que dou h√° alguns alunos que venham a requerer essa ajuda. E os temas podem ser variados: Teoria, Percep√ß√£o Musical, T√©cnica do Instrumento, Leitura‚Ķ

Que conselhos daria para quem pensa em sair do país para estudar?
Planeje a parte financeira da melhor maneira possível. Pesquise bastante os preços de aluguéis dos apartamentos ou casas em sites especializados. Fique atento às redes sociais das escolas, porque pode ser que você consiga um colega de quarto para dividir os custos de moradia. Prepare-se tecnicamente, estude Teoria e Percepção Musical para tentar chegar o mais afiado possível. E, na maioria das escolas há um nivelamento. Quanto mais matérias você pular, menor dinheiro irá gastar no final do curso.

Acesse o Canal no YouTube do Thiago Pereira https://www.youtube.com/channel/UCIwqPyONRi5EGEmcADK0H5g


 
tags:






Comentários (1):

Em 27/04/2018 Sérgio Araujo escreveu:
É um músico excepcional, sua performance empolga e o qualifica para as grandes bandas, seus solos sao fantásticos


ANTES DE ESCREVER O SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE:
Todo e qualquer comentário postado neste site é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios, obscenos ou que não tenham relação com o conteúdo serão excluídos. Dê a sua opinião com responsabilidade!
Comentários

Deixe o seu comentário:

Nome:


E-mail (não será publicado):


Mensagem:


enviar















Siga-nos nas Redes Sociais