ACHE AQUI O SEU PROFISSIONAL DE SA√öDE!
Médico Dentista Fisioterapeuta Nutricionista Fonoaudióloga Psicólogo Enfermeira Terapias Alternativas Personal Trainer Veterinário

Cadastro gratuito para os profissionais de saúde. Clique aqui.

  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer

Edição Impressa
Assine nossa newsletter:
cadastrar
Participe da nossa enquete:
Melhor região do Brasil para tirar as Férias?












votar
ver resultado


MITOS E VERDADES SOBRE CÃES E SUA PELE

01/12/2017 | Visualizações: 7162
Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer
Dê a sua nota:
Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer



Cuidados e produtos adequados evitam problemas de sa√ļde
A pele √© o maior √≥rg√£o do corpo dos c√£es e funciona como uma barreira de prote√ß√£o para o corpo. Na maioria das ra√ßas, a pele √© quase totalmente coberta por pelos, a principal prote√ß√£o do animal contra o sol e o frio. Ou seja, a pele e sua pelagem t√™m papel importante na sa√ļde dos bichinhos.
Entretanto, muitos tutores possuem d√ļvidas sobre os cuidados com a pele e pelagem, acreditando em mitos que podem prejudicar a sa√ļde dos c√£es. Por isso, confira os alertas da m√©dica veterin√°ria especialista em dermatologia veterin√°ria e professora do Mestrado em Biotecnologia da Universidade Positivo (UP), Camila Miranda de Carvalho, e da farmac√™utica Sandra Schuster, da docg., primeira empresa de vendas diretas de produtos para pets.
 
Shampoos neutros para humanos podem ser usados em c√£es
MITO -
Muitas pessoas imaginam que shampoos neutros, desenvolvidos para humanos, n√£o fazem mal aos c√£es. Por√©m, isso n√£o √© verdade porque o pH (n√≠vel de acidez ou alcalinidade) da pele dos humanos e animais √© diferente. ‚ÄúO pH da pele humana varia entre 4,3 e 5,9, e a dos c√£es, entre 6,3 e 7,5. Ou seja, um shampoo para humanos √© muito √°cido para os c√£es e pode causar ressecamento, coceira, irrita√ß√Ķes e dermatite‚ÄĚ, explica a professora Camila Miranda de Carvalho. A premissa tamb√©m √© v√°lida para shampoos com pH neutro para rec√©m-nascidos, j√° que eles n√£o s√£o neutros para os animais.
Segundo Sandra Schuster, que tamb√©m √© fundadora da DrogaVET, farm√°cia de manipula√ß√£o veterin√°ria, h√° um grande percentual de pets que necessitam de tratamento para a pele. Esse foi um dos motivos que a docg. decidiu investir em produtos com pH balanceado, livres de parabenos, vaselina e √≥leos minerais. Ela complementa: ‚ÄúPensamos em atuar na preven√ß√£o de boa parte dos problemas de pele, trazendo para o universo pet produtos desenvolvidos com f√≥rmulas mais naturais e de melhor qualidade‚ÄĚ.
 
Os shampoos para pets s√£o todos iguais.
MITO -
√Č importante adequar o shampoo e condicionador escolhidos ao tipo de pelo do animal. As varia√ß√Ķes, que incluem op√ß√Ķes para pelos curtos, longos, claros, escuros, com tend√™ncia √† oleosidade ou mais ressecados, pode at√© parecer exagero de uma gera√ß√£o que inseriu os pets como membros da fam√≠lia, mas n√£o √©. Utilizar shampoo e condicionador direcionados ajuda a prevenir alguns problemas. Pelos longos, por exemplo, tendem a embara√ßar com maior facilidade e ficarem quebradi√ßos. Algumas ra√ßas possuem pelagem mais oleosa e, o produto adequado pode ajudar a reduzir essa possibilidade. Pelos escuros perdem o brilho com mais facilidade e, os claros, podem manchar. E, assim como nos humanos, a pele dos beb√™s caninos tamb√©m s√£o mais sens√≠veis e precisam de formula√ß√Ķes especiais.
Já vitaminas e leave-in, por exemplo, podem ser utilizados para melhorar a aparência dos pelos, fortalecendo e evitando pontas duplas. Mas vale ressaltar que, caso o animal tenha sido diagnosticado com doenças de pele ou alergias, é importante que utilize shampoos de tratamento, conforme indicação do veterinário.
 
Quanto mais banhos, mais limpo
MITO -
Embora pare√ßa contradit√≥rio, n√£o √© a quantidade de banhos que deixar√° seu c√£o mais limpo e cheiroso. ‚ÄúDar banho com muita frequ√™ncia pode prejudicar a pele do animal. Banhos muito seguidos podem, inclusive, aumentar a oleosidade da pele, o que causa mau odor‚ÄĚ, alerta a professora Camila Miranda de Carvalho.  ‚ÄúO ideal seria dar banho uma vez ao m√™s ou a cada 15 dias, no m√°ximo. Mas como os pets est√£o muito pr√≥ximos a n√≥s, dividindo sof√° e cama, vale uma conversa com o veterin√°rio para chegar √† melhor solu√ß√£o‚ÄĚ, completa. Uma dica que √© muito importante, principalmente para quem d√° banho em casa, √© que a secagem dos pelos e subpelos deve ser total, pois a umidade tamb√©m causa mau odor e pode gerar fungos na pele.
Uma op√ß√£o para ajudar os tutores na tarefa de manter o pet limpo por mais tempo s√£o os banhos secos. Segundo Sandra Schuster, um dos diferenciais do banho seco e shampoos da docg. √© a utiliza√ß√£o do deoplex, um ativo que auxilia na neutraliza√ß√£o dos odores dos animais. ‚ÄúEsse ativo realmente oferece ‚Äėmais durabilidade‚Äô ao banho e est√° agradando tutores e tosadores, que s√£o os verdadeiros especialistas no assunto‚ÄĚ, comenta.
 
Escovar com frequência faz bem para o pelo
VERDADE -
Há quem pense que somente a escovação durante o banho no pet shop seja suficiente. Entretanto, escovar o pet com frequência é fundamental para retirar o excesso de poeira, evitar nós, retirar pelos mortos e estimular os folículos da pele a liberarem óleos hidratantes. Sem falar que é um momento de atenção e carinho.
A pelagem dos c√£es divide-se em 2 tipos: o pelo principal e o subpelo. O principal, presente em todos os c√£es, tem uma estrutura mais lisa, brilhante e √°spera, e √© sempre mais longa que o subpelo. J√° o subpelo √© mais curto e macio e, nas ra√ßas provenientes de regi√Ķes mais frias, tem a fun√ß√£o de ajudar a proteger o animal do frio e umidade.
√Č importante conhecer as caracter√≠sticas da ra√ßa de seu c√£o para realizar a escova√ß√£o da melhor forma e com os acess√≥rios corretos. C√£es com muito subpelo, por exemplo, podem ser beneficiados com escovas pr√≥prias para a retirada dos subpelos mortos, evitando pelagem embolada e excesso de pelos perdidos pelo ch√£o.
 
Sobre a docg.
Primeira empresa de vendas diretas de produtos pets no Brasil, a docg. foi lan√ßada no mercado em fevereiro de 2017 pelos empres√°rios Sandra Schuster, Fl√°vio Pigatto (fundadores da DrogaVET, maior rede de farm√°cias de manipula√ß√£o veterin√°ria no Brasil) e Juliano Cortes (franqueado DrogaVET h√° mais de 10 anos). 


Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educa√ß√£o Superior, a experi√™ncia educacional de mais de quatro d√©cadas do Grupo Positivo. A institui√ß√£o teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universit√°rio Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Minist√©rio da Educa√ß√£o a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 57 cursos de Gradua√ß√£o presenciais (35 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 22 Cursos Superiores de Tecnologia), tr√™s programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especializa√ß√£o e MBA e dezenas de programas de Extens√£o. A UP conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), al√©m de polos de Educa√ß√£o √† Dist√Ęncia (EAD) em mais de 20 cidades espalhadas pelo Brasil. √Č considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paran√°, pelo quinto ano consecutivo.

 
tags:






Comentários (0):


ANTES DE ESCREVER O SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE:
Todo e qualquer comentário postado neste site é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios, obscenos ou que não tenham relação com o conteúdo serão excluídos. Dê a sua opinião com responsabilidade!
Comentários

Deixe o seu comentário:

Nome:


E-mail (não será publicado):


Mensagem:


enviar















Siga-nos nas Redes Sociais