ACHE AQUI O SEU PROFISSIONAL DE SA√öDE!
Médico Dentista Fisioterapeuta Nutricionista Fonoaudióloga Psicólogo Enfermeira Terapias Alternativas Personal Trainer Veterinário

Cadastro gratuito para os profissionais de saúde. Clique aqui.

  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer

Edição Impressa
Assine nossa newsletter:
cadastrar
Participe da nossa enquete:
Melhor região do Brasil para tirar as Férias?












votar
ver resultado


Dicas de lanches saudáveis para as crianças consumirem na escola

29/08/2012 | Visualizações: 1138
Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer
Dê a sua nota:
Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer



Pais devem ficar atentos com a alimenta√ß√£o dos seus filhos. 45 milh√Ķes de crian√ßas sofrem em todo mundo com o sobrepeso.
A correria do dia a dia é inevitável para muitos pais: levam os filhos para a escola, vão trabalhar, buscam na escola, levam ao inglês e assim prosseguem até o fim de novembro. No entanto, muitas vezes por conta da falta de tempo, os pais acabam comprando alimentos como salgadinhos para as crianças levarem ao colégio.
Segundo a nutricionista Rita de C√°ssia Leite Novais, da Consultoria Alimentar, a obesidade e o colesterol t√™m aumentado nas crian√ßas, prejudicando no crescimento, desenvolvimento e at√© no desempenho escolar. ‚ÄúOs maus h√°bitos alimentares na inf√Ęncia podem acarretar em transtornos por toda a vida‚ÄĚ.
Pesquisas realizadas pela Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde, quase 45 milh√Ķes de crian√ßas, em todo o mundo, sofrem com o sobrepeso e at√© a obesidade, o que pode contribuir para a eleva√ß√£o do colesterol.
‚ÄúOs pais devem ficar atentos ao que as crian√ßas andam comendo na escola, mesmo que estejam levando alimentos saud√°veis de casa. A melhor forma √© a orienta√ß√£o auxiliando-os nas escolhas dos alimentos‚ÄĚ, explica Rita de C√°ssia Leite Novais.
A nutricionista comenta que as crianças que estudam no período da manhã não devem ir para escola em jejum, visto que provoca sonolência e falta de atenção podendo levar a mal estar e desmaios.
‚ÄúO correto √© que o estudante ingira no m√≠nimo uma fonte de c√°lcio e prote√≠na que pode ser o leite, um carboidrato, na forma de cereal, e uma fonte de fibras que √© a fruta‚ÄĚ.
J√° as crian√ßas que estudam na parte da tarde devem almo√ßar antes de irem para a escola. ‚ÄúArroz, feij√£o, fil√© de frango, salada de alface e beterraba, suco de laranja e  sobremesa melancia. O card√°pio equilibrado em casa e na escola s√£o fundamentais e devem ser incentivados‚ÄĚ.
A nutricionista Rita de C√°ssia Leite Novais explica que os primeiros anos de vida s√£o ideais para fornecer informa√ß√Ķes sobre nutri√ß√£o e promover atitudes positivas em rela√ß√£o aos alimentos, pois a medida que crescem adquirem novos conhecimentos e conceitos, dificultando a mudan√ßa dos h√°bitos alimentares.
‚ÄúV√°rios ambientes como familiar, a m√≠dia, os amigos, v√£o influenciar a ingest√£o alimentar na inf√Ęncia. Os pais devem estar cientes dos problemas decorrentes de h√°bitos alimentares err√īneos, pois eles v√£o contribuir para obesidade, defici√™ncia de crescimento e desenvolvimento‚ÄĚ, afirma.
 
A nutricionista Rita de C√°ssia Leite Novais da Consultoria Alimentar d√° 16 dicas para uma alimenta√ß√£o saud√°vel para o seu filho consumir na escola:  
1.    -Colocar nas lancheiras alimentos coloridos para atrair e estimular o prazer na hora de comer;
2.    - Sucos de frutas, √°gua de coco, iogurtes e achocolatados s√£o √≥timas op√ß√Ķes.
3.    - P√£es tipo bisnaguinhas, p√£o integral, cenoura, batata, milho, sandu√≠ches saud√°veis;
4.    - Op√ß√Ķes de recheios: queijos (dar prefer√™ncia para  o queijo branco), gel√©ias de frutas, requeij√£o, frios como: presuntos (sem capa de gordura), blanquet, peito de peru;
5.    - Evitar ao m√°ximo: refrigerantes, biscoitos recheados e waffer, salgadinhos, hamb√ļrgueres, bolos industrializados, chocolates, balas e chicletes;
6.    -Incentive desde cedo a experimentar as fruta, uma boa op√ß√£o para levar √© uva, mel√£o, banana, ma√ß√£, pera, nectarina;
7.    - N√£o colocar o pacote inteiro de biscoitos na lancheira. 4 unidades s√£o o suficiente;
8.    - Cuidado com lanches que v√£o queijos, frios, requeij√£o ou mesmo evitar levar iogurtes ou produtos que necessitam de refrigera√ß√£o. S√£o alimentos f√°ceis de estragar e dificilmente as escolas tem um refrigerador para armazenar o lanche. leve-os em lancheira  t√©rmica com bolsa de gelo. Mas cuidado, a bolsa vai aguentar por volta de 2 horas. Caso o lanche  foi preparado de manh√£ e vai ser consumido a tarde, n√£o d√° para arriscar com frios e iogurtes;
9.    -Orientar a crian√ßa quando ela for consumir salgados da cantina, escolher os assados e evitar as massas folhadas;
10. - Sempre coloque uma garrafinha de água na mochila. As crianças esquecem-se de beber água;
11. - Os achocolatados possuem muita gordura e a√ß√ļcar. Evite coloc√°-los todos os dias na lancheira;
12. - A maioria das m√£es n√£o tem tempo para preparar um bolinho integral ou preparar um suco natural pela manh√£. Quando for ao mercado de prefer√™ncia aos biscoitos com as menores quantidades de gordura e de a√ß√ļcar poss√≠veis;
13. -Bolinhos com recheio e cobertura devem ser evitados, pois geralmente contêm gordura trans;
14. -Escolha os sucos de caixinha sem adi√ß√£o de a√ß√ļcar e conservantes;
15. -Prefira alimentos com menor teor de sódio;
16. Os hor√°rios e rotina s√£o fundamentais para constru√ß√£o de bons h√°bitos alimentares, pois estes est√£o relacionadas ao processo de educa√ß√£o. Comemos por fome, tamb√©m comemos por ansiedade, por consolo ou recompensa, uma infinidade de emo√ß√Ķes e associa√ß√Ķes estabelecidas ao longo de nossas viv√™ncias.
 
Sobre a nutricionista Rita de C√°ssia Leite Novais
A nutricionista Rita de C√°ssia Leite Novais √© s√≥cia propriet√°ria da empresa Consultoria Alimentar e √© especializada em Nutri√ß√£o Cl√≠nica e Vigil√Ęncia Sanit√°ria de Alimentos, pelo Ganep e USP.
A empresa Consultoria Alimentar atua nas √°reas:  Cl√≠nica com anamenese alimentar, avalia√ß√£o, orienta√ß√£o nutricional personalizada, home care e com a Consultoria e Assessoria na √°rea industrial, comercial, escolas, faculdades, atuando na √°rea de qualidade, desenvolvimento de produto, adequa√ß√£o do estabelecimento as leis e portarias vigentes, implanta√ß√£o e auditoria de  ISO 22000.

WWW.consultoriaalimentar.com.br


 
tags:






Comentários (0):


ANTES DE ESCREVER O SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE:
Todo e qualquer comentário postado neste site é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios, obscenos ou que não tenham relação com o conteúdo serão excluídos. Dê a sua opinião com responsabilidade!
Comentários

Deixe o seu comentário:

Nome:


E-mail (não será publicado):


Mensagem:


enviar















Siga-nos nas Redes Sociais